Page 48 - Telebrasil - Março/Abril 1993
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Telexpo’93 discute dos temas tratados na Telexpo’93, tendo ra os planejamentos dos serviços da Em
A comunicação celular também foi um
bratel nessa área, foi abordada pelo vice-
política nas TGs sido abordada por Edson Ramos Feris, Oliveira Souza, enquanto Douglas de Ma
presidente da Northern Telecom, José Luiz
consultor técnico da Telebrás; Sérvio Tú
lio, representante da NEC; Antonio José cedo de Mesquita, presidente da Telesc,
política atual da Telebrás para insta
A lação de sistemas de telecomunicações dos Santos, diretor técnico da Telebrasí- se deteve nas comunicações rurais.
Para falar da mudança do perfil da
lia; e Roy Bullon, engenheiro da Motoro
prioriza equipamentos que são fabri la Nortel. Os desafios para a implantação indústria, com predominância do softwa
cados no Brasil. A informação é do dire dos sistemas ópticos foram discutidos por re, foi convidado o presidente da Equitel
tor de Pesquisa da Telebrás, Carlos de Rege Scarabuchi, professor da Unicamp, e da Telebrasil, Luiz Carlos Bahiana. 0
Paiva Lopes, acrescentando que “o obje e por Ludgero Pattaro, diretor da Pirelli. assunto qualidade e produtividade no se
tivo é incentivar as empresas multinacio A comunicação de dados, com ênfase pa- tor foi discutido por José Paulo Silveira,
nais a trazerem para o País suas bases do Ministério da Ciência e Tecnologia;
industriais e suportes para manutenção” . Paulo Castelo Branco, diretor de Tecno
Este assunto foi abordado pelo ex-presi logia da Ericsson; e Renato Navarro Guer
dente da Embratel na mesa redonda “ Po reiro, gerente de investimentos da Tele
lítica Tecnológica nas Telecomunicações” , brás. E as telecomunicações como fonte
durante o 3o Congresso de Telecomuni de lucro teve a participação de Sérgio Mar
cações e Teleinformática, que está sendo tins, representante da Gerdau.
realizado no Palácio das Convenções do Na feira, que se realiza paralelamente,
Anhembi, São Paulo, de 13 a 16 deste mês. a Wandel & Goltermann (WG) apresen
- A instalação dessas empresas no País tou o seu novo produto: o analisador de
- afirmou Paiva Lopes - permite um custo linhas de dados DLA-6 para testar parâ
operacional menor. O que contribui para Carlos de Paiva metros analógicos. A Seicom levou para
o crescimento de um setor que, se consi Lopes, diretor de o seu estande o “ top” da linha de produ
deradas as dificuldades económicas por Pesquisa da tos de empresas estrangeiras como a E.F
que passa o Brasil, é uma demonstração Telebrás. Johnson, Zetron, Tait e Saab Scania, en
de taxas reais de crescimento, bem como tre outras. (Na próxima edição, cobertu
uma grande vantagem cm relação a ou ra completa da Telexpo’93)
tras áreas. (J.P.)
R i m a f o r t a l e c e s e u p l a n o e m p r e s a r i a l
A pesar das oscilações e incertezas
da economia brasileira, numa con
juntura em que a maior parte dos
segmentos industriais é castigada pe
la recessão, a Rima Impressoras con
seguiu apresentar um desempenho in Tldvio Haddad
Diretor
dustrial satisfatório cm 1992. A em de Operações
presa fechou o ano com um fatura da Rima
mento de US$54 milhões, que corres Impressoras S.A.
pondeu a um crescimento de 20% so
bre o exercício anterior.
O volume dc máquinas vendidas
chegou a 46 mil unidades, proporcio
nando para a Divisão de Impressoras
da empresa uma receita de US$41 mi dores e revendedores e o fortalecimen
lhões. A Divisão de Mecanismos, por to da rede de serviços e assistência
sua vez, apresentou um resultado fi técnica, hoje com mais de 120 pontos
nanceiro de US$13 milhões.
de atendimento.
Essas medidas, associadas aos ga
Investimentos e custos
nhos de produtividade obtidos inter
namente ao longo dos dois últimos
A Rima Impressoras alocou para anos, trouxeram como resultado uma
o seu programa de investimentos diminuição de até 37% reais nos pre
US$2,2 milhões, dos quais US$ 1,7 mi ços das impressoras, entre julho de
lhão foram destinados à Divisão Im 1991 e novembro de 1992.
pressoras e US$500 mil ns Divisão de Apesar da conjuntura econômica
Mecanismos. Os recursos foram utili desfavorável, a Rima transpôs obstá
zados na continuidàde do desenvolvi culos, configurando uma série de ações
mento dc uma nova família dc im que a mantiveram fiel aos objetivos
pressoras de alta performance para da empresa.
automação de escritórios. Outra des- Para 1993, a empresa planeja ações
tinação foi a implementação dc uma cm várias frentes, visando a consoli
linha de montagem de cabeças de im dação da sua marca, expansão dos
pressoras, a modernização do parque pontos de venda e lançamento de no
industrial, alavancagem de mecanis vos produtos. - (R.N.H.)
mos de aproximação com os fornece- Linha de produção automatizada da Rima.