Page 48 - Telebrasil - Março/Abril 1993
P. 48

Telexpo’93 discute                                                                                                       dos  temas  tratados  na  Telexpo’93,  tendo                                                                                ra os  planejamentos  dos serviços da Em­
                                                                                                                                           A comunicação celular também foi um

                                                                                                                                                                                                                                                              bratel  nessa área,  foi  abordada pelo vice-


                 política nas TGs                                                                                                 sido  abordada  por  Edson  Ramos  Feris,                                                                                   Oliveira Souza, enquanto Douglas de Ma­
                                                                                                                                                                                                                                                              presidente da Northern Telecom, José Luiz

                                                                                                                                  consultor técnico da Telebrás; Sérvio Tú­

                                                                                                                                  lio,  representante  da  NEC;  Antonio  José                                                                                cedo  de  Mesquita,  presidente  da  Telesc,

                     política atual da Telebrás para insta­
         A           lação de sistemas de telecomunicações                                                                        dos  Santos,  diretor  técnico  da  Telebrasí-                                                                              se deteve nas comunicações rurais.


                                                                                                                                                                                                                                                                      Para  falar  da  mudança  do  perfil  da
                                                                                                                                   lia; e  Roy Bullon, engenheiro da Motoro­
                     prioriza equipamentos que são  fabri­                                                                         la Nortel. Os desafios para a implantação                                                                                  indústria, com predominância do softwa­


         cados no  Brasil.  A informação é do dire­                                                                               dos sistemas ópticos foram discutidos por                                                                                   re,  foi  convidado o  presidente da Equitel

         tor  de  Pesquisa  da  Telebrás,  Carlos  de                                                                              Rege Scarabuchi,  professor  da  Unicamp,                                                                                  e  da  Telebrasil,  Luiz  Carlos  Bahiana.  0


         Paiva Lopes, acrescentando que “o obje­                                                                                  e por  Ludgero Pattaro,  diretor da Pirelli.                                                                                assunto  qualidade e  produtividade no se­


         tivo  é  incentivar  as  empresas  multinacio­                                                                            A comunicação de dados, com ênfase pa-                                                                                     tor  foi  discutido  por  José  Paulo Silveira,


         nais  a  trazerem  para  o  País  suas  bases                                                                                                                                                                                                        do  Ministério  da  Ciência  e  Tecnologia;

         industriais e suportes para manutenção” .                                                                                                                                                                                                            Paulo  Castelo  Branco,  diretor  de Tecno­


         Este  assunto  foi  abordado  pelo  ex-presi­                                                                                                                                                                                                        logia da Ericsson; e Renato Navarro Guer­


         dente da Embratel na mesa redonda “ Po­                                                                                                                                                                                                              reiro,  gerente  de  investimentos  da  Tele­


         lítica Tecnológica nas Telecomunicações” ,                                                                                                                                                                                                           brás.  E  as  telecomunicações  como  fonte


         durante  o  3o  Congresso  de  Telecomuni­                                                                                                                                                                                                           de lucro teve a participação de Sérgio Mar­

         cações  e  Teleinformática,  que  está  sendo                                                                                                                                                                                                        tins,  representante da Gerdau.


         realizado  no  Palácio  das  Convenções  do                                                                                                                                                                                                                  Na feira, que se realiza paralelamente,


         Anhembi, São Paulo, de 13 a 16 deste mês.                                                                                                                                                                                                            a  Wandel  &  Goltermann  (WG)  apresen­


                 - A instalação dessas empresas no País                                                                                                                                                                                                       tou  o  seu  novo  produto:  o  analisador de


         - afirmou Paiva Lopes - permite um custo                                                                                                                                                                                                             linhas  de  dados  DLA-6  para  testar  parâ­

         operacional  menor.  O que contribui para                                                                                    Carlos de Paiva                                                                                                         metros  analógicos.  A  Seicom  levou  para


         o  crescimento  de  um  setor  que,  se consi­                                                                            Lopes,  diretor de                                                                                                         o seu estande o “ top” da linha de produ­


         deradas  as  dificuldades  económicas  por­                                                                                            Pesquisa  da                                                                                                  tos  de empresas  estrangeiras como a E.F


         que  passa  o  Brasil,  é  uma  demonstração                                                                                                 Telebrás.                                                                                               Johnson, Zetron, Tait e Saab Scania, en­


         de  taxas  reais  de crescimento,  bem  como                                                                                                                                                                                                         tre outras.  (Na  próxima  edição,  cobertu­

         uma  grande  vantagem  cm  relação  a  ou­                                                                                                                                                                                                           ra  completa  da  Telexpo’93)


         tras áreas.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           (J.P.)












                                                R i m a   f o r t a l e c e   s e u   p l a n o   e m p r e s a r i a l

















         A            pesar  das  oscilações  e  incertezas


                      da economia brasileira, numa con­



                      juntura em que a maior parte dos


         segmentos  industriais  é castigada  pe­


         la  recessão,  a  Rima  Impressoras con­



         seguiu apresentar um desempenho in­                                                                                                                                                             Tldvio  Haddad
                                                                                                                                                                                                         Diretor
         dustrial  satisfatório  cm  1992.  A  em­                                                                                                                                                       de Operações


         presa  fechou  o  ano  com  um  fatura­                                                                                                                                                         da  Rima


         mento de US$54 milhões, que corres­                                                                                                                                                              Impressoras S.A.



         pondeu a um crescimento de 20% so­


         bre o exercício anterior.



                O  volume  dc  máquinas  vendidas


        chegou a 46 mil  unidades,  proporcio­


         nando para a Divisão de Impressoras



        da empresa uma receita de US$41  mi­                                                                                        dores e revendedores e o fortalecimen­


         lhões. A  Divisão de Mecanismos,  por                                                                                      to  da  rede  de  serviços  e  assistência


        sua  vez,  apresentou  um  resultado  fi­                                                                                   técnica, hoje com mais de  120 pontos



        nanceiro de  US$13  milhões.
                                                                                                                                    de atendimento.


                                                                                                                                             Essas  medidas,  associadas  aos  ga­

                                   Investimentos  e  custos
                                                                                                                                    nhos  de  produtividade  obtidos  inter­



                                                                                                                                    namente  ao  longo  dos  dois  últimos
                A  Rima  Impressoras  alocou  para                                                                                  anos, trouxeram como resultado uma



        o  seu  programa  de  investimentos                                                                                         diminuição de até 37%  reais nos pre­


         US$2,2 milhões, dos quais US$ 1,7 mi­                                                                                      ços  das  impressoras,  entre  julho  de



        lhão  foram destinados à  Divisão  Im­                                                                                       1991  e novembro de  1992.


         pressoras e US$500 mil ns  Divisão de                                                                                               Apesar  da  conjuntura  econômica


         Mecanismos. Os recursos foram utili­                                                                                       desfavorável,  a  Rima transpôs obstá­



         zados na continuidàde do desenvolvi­                                                                                        culos, configurando uma série de ações


         mento  dc  uma  nova  família  dc  im­                                                                                      que  a  mantiveram  fiel  aos  objetivos



         pressoras  de  alta  performance  para                                                                                      da empresa.


         automação de escritórios.  Outra des-                                                                                                Para 1993, a empresa planeja ações


         tinação  foi  a  implementação  dc  uma                                                                                     cm  várias  frentes,  visando  a  consoli­



         linha de montagem de cabeças de im­                                                                                         dação  da  sua  marca,  expansão  dos


         pressoras, a modernização do parque                                                                                         pontos de venda e lançamento de  no­



         industrial,  alavancagem  de  mecanis­                                                                                      vos produtos.  -                                                                      (R.N.H.)


         mos de aproximação com os fornece-                                                                                                                                                                                                                          Linha  de produção  automatizada  da  Rima.
   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52   53