Page 22 - Telebrasil - Maio/Junho 1992
P. 22
A T & T
Redescobrindo a Latino-América
tal e em comunicações via satélite. System nb.5). Na Venezuela, a AT&T
O gigante norte-americano AT&T - Determinada a crescer a um ritmo participa com 5% do consórcio lide
37 bilhões de dólares de faturamento anual de 10%, a corporação acredita rado pela GTE e que detém 40% da
em 1990 - tem como objetivo chegar no desenvolvimento da tecnologia co operadora local CANTV. Neste país
ao ano 2000 com metade (hoje são mo fator de sucesso, algo que é feito ela é fornecedora de 30 mil linhas
24%) de seus rendimentos produzi através do tradicional Bell Labs. Faz 5ESS e através de uma joint venture
dos por sua atividade internacional . parte da estratégia da AT&T primor com o Comsat, uma rede digital, via
Dentro desta estratégia, ela se move dialmente a feitura de consórcios, alian satélite. No Chile, a corporação está
com determinação para aumentar o ças e acordos com outras empresas, instalando 200 kms de fibra óptica
volume de negócios com a América cujos exemplos internacionais são inú que ganhou em licitação da Entel.
Latina e Caribe. meros. Operando serviços e fornecen No Brasil, o escritório do Rio da
do equipamentos de toda a sorte, a AT&T (com filial em São Paulo), com
AT&T persegue as oportunidades do Guillermo Acosta à frente, promove
mundo da comunicação, aonde quer negócios não só no País, mas tam
que elas se encontrem. bém no restante do cone Sul. Na área
ma empresa de grande tradição América Latina de serviços, a AT&T EasyLink Ser
U no mundo da informação e da vices, provê aos usários da Moddata
o serviço de correio eletrônico, AT&T
tecnologia - foi ela que inventou
Na América Latina, a AT&T, com
o transistor, o laser, a comunica
ção por satélites dentre outras desco unidades situadas em Costa Rica, Bra Mail. Por sua vez, as corporações mul
tinacionais baseadas no Brasil, podem
bertas - a AT&T tem sua presença sil, México e Venezuela goza de ativa se valer dos serviços Skynet Interna
sentida em 120 países. Os 5 grupos presença em Porto Rico, na Repúbli tional e Digisat, respectivamente ope
executivos da AT&T que cobrem ser ca Dominicana e no México e começa rados pela AT&T e pela Embratel,
viços de comunicações nos EUA, pro a expandir os negócios rumo ao Sul. para se interligarem digitalmente com
dutos de comunicação, redes e siste A começar por cabos submarinos óp os EUA . A AT&T ganhou a concor
mas, computadores e sistemas fede ticos. A AT&T participa do Ameri rência para um nó internacional 5ESS
rais e atividades internacionais, apoiam cas I, entre Brasil e Caribe ; do Co no Brasil e para fornecimento de equi
19 unidades de negócios que atingem lumbus II entre México e Europa ; e pamentos VSAT (very small apertu-
uma grande diversidade de mercados. do cabo entre Porto Rico e Tortuga. re terminais), licitados pela Embra
A AT&T adquiriu recentemente a Na Os dois primeiros deverão ficar pron tel. E ainda no Brasil, a AT&T fir
tional Cash Register - NCR (agora Com tos em e o último deverá ser ainda mou aliança com a SID Telecom, do
puter NetWork Resources) por 65 bi este ano. grupo Machline, para negócios de te
lhões de dólares e com isto reforçou A presença da AT&T no México lefonia celular.
sua área de computadores e sua rede se traduz por 3 unidades fabris, tota John C. Guerra,42, um texano resi
mundial de distribuição. Dentro do lizando 4 mil empregados e dedica dente na Venezuela exerce o cargo
espírito da empresa, Robert Allen, das a produtos de energia e consumo de vice-presidente regional e é dire
chairman da AT&T, quer ver a orga como telefones com respondendores tor gerente da AT&T para a Améri
nização oferecer a seus clientes, em automáticos e telefones sem fios. Ain ca Latina e Caribe. Ele explicou à
qualquer parte do mundo, a possibili da no México, a AT&T foi contrata TELEBRASIL que a presença da
dade de poder se comunicar. Ele tam da para construir 7 mil kms de rede AT&T é antiga na região (desde 77)
bém é apologista do sistema de livre ótica e vendeu 46 mil linhas de comu como operadora de serviços de tele
mercado e lembrou que no próprio tação 5ESS (Eletronic Switching comunicações mas que data de ape
EUA há legislação do Congresso pa nas 3 anos a investida maior da cor
ra que as operadoras regionais norte- poração para aumentar sua presença
americanas possam adquirir equipa no mercado latino americano. Segun
mentos em qualquer parte do mundo. do ele, a empresa tem a oferecer des
A AT&T zela pela qualidade do de centrais eletrônicas de comutação
serviço que presta a seus clientes. “As 5ESS, cabos ópticos, telefonia celu
estatísticas mostraram que das 158 mi lar, sistemas rádio celulares e produ
lhões de chamadas que a operadora tos para comunicação de dados e equi
transitou na hora de maior movimen pamentos de consumo de massa até
to em dia de pico, apenas 211 não serviços de comunicações e experiên
foram completadas na primeira ten cia operacional. Dizendo-se um entu
tativa”, relatou com orgulho o top exe- siasta do potencial apresentado pela
cu ti ve da empresa. área, John Guerra afirmou que “em
A AT&T se dedica às comunica breve iremos ser conhecidos como
ções sem fio, incluindo a telefonia ce AT&T do Brasil, AT&T da Argenti
lular e seu sistema de comutação 5ESS na e também como NCR, cuja estru
tem uma base instalada de 40 milhões tura existente será utilizada para dis
de linhas nos Estados Unidos. Ela tribuição de nossos produtos. O no
participa ainda de cabos submarinos me da AT&T começará a surgir mais
óticos para interligação intercontinen- John Guerra, vice-presidente para América Latina. nos anúncios da mídia”.
20 TíalfahrrKil M ni /.liin /09