Page 23 - Telebrasil - Maio/Junho 1984
P. 23

portados,  mais  especificamente  micro-                                                                                   mente pequeno. Contudo, a ABC-Italtel


             ondas. No entanto, a Linear diz que não                                                                                    acredita que uma série de novos produ­


             se pode separar uma coisa da outra.                                                                                        tos  se  fará  necessária,  principalmente



                     A pesquisa também indicou que qua­                                                                                 para  os  sistemas  rurais  de  telefonia.


             se  todas  as  empresas  desenvolvem  a                                                                                    Para  a  Control  existem  dois  tipos  de


              maioria  de  seus  produtos  em  conjunto                                                                                 mercado:  o de alta  capacidade  ligado  á


             com  o  CPqD/Telebrás,  com  exceção  da                                                                                   Embratel  e  outro  de  menor  potencial


             ABC-Italtel e da Amplimatic Telecomu­                                                                                      voltado para o público. A empresa tam­


              nicações  que,  além  do  CPqD,  possuem                                                                                  bém está pensando em fabricar estações


              projetos desenvolvidos em seus próprios                                                                                   terrenas para as Forças Armadas e acha



              laboratórios ou com o IN PE  e o CETUC/                                                                                   que depois do Brasilsat haverá um mer­


              RJ.  A  GTE-Multitel  está  transferindo                                                                                   cado crescente.  A  Siteltra é da  mesma


              tecnologia do CPqD para a produção do                                                                                      opinião, mas acredita que o maior mer­


              PCM,  do  M CP-30,  do  M CP-120,  do                                                                                      cado será de estações terrenas para  re­


              MCP-180  e  do  ELO-34.  Estes  equipa­                                                                                    cepção de TV  via satélite e equipamen­


              mentos podem ser utilizados no sistema                                                                                     tos SCPC de baixa capacidade. A GTE-


              satélite  desde  que  ele  utilize  técnicas                                                                               Multitel  concorda  também  que  novos


              digitais.                                                                                                                  produtos aparecerão.


                      A Andrew lamenta não poder traba­                                                                                          A  Harald  lamenta  apenas  que  irá


              lhar  mais  estreitamente  com  o  CPqD,                                                                                   perder seu mercado tradicional, porque



              pois gostaria que o conhecimento dispo­                                                                                    cada antena de comunicação via satélite


              nível no seu centro de pesquisa e desen­                                                                                    instalada  na  Amazônia  implicará  em


              volvimento fosse aproveitado pela Tele-                                                                                     uma  antena  de  tropodifusão  a  menos,


              brás.  A  Linear desenvolve sua  própria                                                                                   que já  foi  o  seu  principal  produto  de


              tecnologia  ou  a  importa  dos  Estados                                                                                    vendas. Mesmo assim, ela tem esperan­


               Unidos  e  Canadá,  mas  continua  á  es­                                                                                 ças do surgimento de um novo mercado:


               pera  de  uma  oportunidade  para  enga­                                                                                   antenas de recepção de TV  via satélite


              jar-se também  ao CPqD.                                                                                                     para difusão direta a pessoas físicas, já



                                                                                                                                          que a  atual  legislação só permite para

                            Mercado interno e externo                                                                                     pessoas jurídicas (Fig. 4). Neste sentido,                                                                                O   B ra s ils a t  ficará  n u m a  ó rb ita   geoestacio-



                                                                                                                                          a  Amplimatic  tem  o  mesmo  ponto  de                                                                                  n á ria   de ap ro xim ad am en te 3 6  m il k m  de a l­


                       O potencial de mercado até agora de­                                                                               vista, embora ainda ache difícil dimen­                                                                                   titud e,  a p a rtir du  terra.

               tectado  em  decorrência  do  lançamento                                                                                   sionar o futuro mercado.  Ela está apos­



                do Brasilsat, em 1985, ainda é aparente­                                                                                  tando na expansão do TV-SAT e do Ví-


                                                                                                                                                                                                                                                                   deosat,  depois  da  inclusão  de  outras


                                                                                                                                                                                                                                                                   emissoras geradoras de programas, que


                                                                                                                                                                                                                                                                   ainda estão fora do mercado via satélite.


                                                                                                                                                                                                                                                                           Já a Avibrás vem analisando o mer­


                                                                                                                                                                                                                                                                   cado  para  estações  terrenas,  baseada


                                                                                                                                                                                                                                                                   não só em experiências já adquiridas no


                                                                                                                                                                                                                                                                   setor,  como  um  todo,  mas  também  em


                                                                                                                                                                                                                                                                   consultas recebidas de diversas origens.


                                                                                                                                                                                                                                                                   Ela está estudando a maneira de quan­


                                                                                                                                                                                                                                                                   tificar e qualificar os equipamentos que


                                                                                                                                                                                                                                                                   melhor atendam tanto às necessidades


                                                                                                                                                                                                                                                                   do usuário quanto à disponibilidade de


                                                                                                                                                                                                                                                                   desenvolvimento e produção da empre­


                                                                                                                                                                                                                                                                   sa, a fim de que este segmento de mer­


                                                                                                                                                                                                                                                                   cado seja objeto de maior atenção.


                                                                                                                                                                                                                                                                           A   Andrew  afirmou  que,  em  1983,


                                                                                                                                                                                                                                                                   vendeu  cerca  de  100  antenas  TVRO.


                                                                                                                                                                                                                                                                   Quanto ao futuro ela não tem resposta.


                                                                                                                                                                                                                                                                   Para a NEC, tudo indica que a implan­


                                                                                                                                                                                                                                                                   tação do Brasilsat irá gerar novos servi­


                                                                                                                                                                                                                                                                   ços  e  novos  usuários,  com  o  mercado


                                                                                                                                                                                                                                                                    crescendo  tanto  horizontal  como  verti­


                                                                                                                                                                                                                                                                    calmente. A Linear vê um mercado bas­


                                                                                                                                                                                                                                                                    tante promissor com o aumento de con­


                                                                                                                                                                                                                                                                    sumo de equipamentos. Porém, segundo


                                                                                                                                                                                                                                                                    seu diretor,  Robinson Caputto, "vamos


                                                                                                                                                                                                                                                                    esperar  the  day after (o  dia  seguinte),


                                                                                                                                                                                                                                                                    após  o  lançamento  do  Brasilsat,  para


                                                                                                                                                                                                                                                                    ter-se uma melhor visão do dimensiona­


                                                                                                                                                                                                                                                                    mento do mercado” .


                                                                                                                                                                                                                                                                            O  Norte,  o  Centro-Oeste  e  pequena


                                                                                                                                                                                                                                                                    parte do Nordeste são as regiões onde se


                                                                                                                                                                                                                                                                    situam, no momento, o maior número de


                                                                                                                                                                                                                                                                    compradores,  principalmente  no  que


                                                                                                                                                                                                                                                                    concerne às estações com antenas de pe­


                                                                                                                                                                                                                                                                    queno diâmetro. As demais encomendas



                                                                                                                                                                                                                                                                     são feitas pela Embratel. Todas as em­
                 F IG .  4 —  O sistem a de recepção e distribuição de T V ,  via satélite, independente de sua cate­

                                                                                                                                                                                                                                                                     presas têm boas perspectivas para a am­
                 goria, abrange redes de televisão, pequenas com unidades, edifícios, plataform as subm arinas


                 e sim ples  usuários.                                                                                                                                                                                                                               pliação do mercado e estão convencidas t







                 Telebrosil. Maio/Junho/84                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     21
   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28