Page 23 - Telebrasil - Maio/Junho 1984
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portados, mais especificamente micro- mente pequeno. Contudo, a ABC-Italtel
ondas. No entanto, a Linear diz que não acredita que uma série de novos produ
se pode separar uma coisa da outra. tos se fará necessária, principalmente
A pesquisa também indicou que qua para os sistemas rurais de telefonia.
se todas as empresas desenvolvem a Para a Control existem dois tipos de
maioria de seus produtos em conjunto mercado: o de alta capacidade ligado á
com o CPqD/Telebrás, com exceção da Embratel e outro de menor potencial
ABC-Italtel e da Amplimatic Telecomu voltado para o público. A empresa tam
nicações que, além do CPqD, possuem bém está pensando em fabricar estações
projetos desenvolvidos em seus próprios terrenas para as Forças Armadas e acha
laboratórios ou com o IN PE e o CETUC/ que depois do Brasilsat haverá um mer
RJ. A GTE-Multitel está transferindo cado crescente. A Siteltra é da mesma
tecnologia do CPqD para a produção do opinião, mas acredita que o maior mer
PCM, do M CP-30, do M CP-120, do cado será de estações terrenas para re
MCP-180 e do ELO-34. Estes equipa cepção de TV via satélite e equipamen
mentos podem ser utilizados no sistema tos SCPC de baixa capacidade. A GTE-
satélite desde que ele utilize técnicas Multitel concorda também que novos
digitais. produtos aparecerão.
A Andrew lamenta não poder traba A Harald lamenta apenas que irá
lhar mais estreitamente com o CPqD, perder seu mercado tradicional, porque
pois gostaria que o conhecimento dispo cada antena de comunicação via satélite
nível no seu centro de pesquisa e desen instalada na Amazônia implicará em
volvimento fosse aproveitado pela Tele- uma antena de tropodifusão a menos,
brás. A Linear desenvolve sua própria que já foi o seu principal produto de
tecnologia ou a importa dos Estados vendas. Mesmo assim, ela tem esperan
Unidos e Canadá, mas continua á es ças do surgimento de um novo mercado:
pera de uma oportunidade para enga antenas de recepção de TV via satélite
jar-se também ao CPqD. para difusão direta a pessoas físicas, já
que a atual legislação só permite para
Mercado interno e externo pessoas jurídicas (Fig. 4). Neste sentido, O B ra s ils a t ficará n u m a ó rb ita geoestacio-
a Amplimatic tem o mesmo ponto de n á ria de ap ro xim ad am en te 3 6 m il k m de a l
O potencial de mercado até agora de vista, embora ainda ache difícil dimen titud e, a p a rtir du terra.
tectado em decorrência do lançamento sionar o futuro mercado. Ela está apos
do Brasilsat, em 1985, ainda é aparente tando na expansão do TV-SAT e do Ví-
deosat, depois da inclusão de outras
emissoras geradoras de programas, que
ainda estão fora do mercado via satélite.
Já a Avibrás vem analisando o mer
cado para estações terrenas, baseada
não só em experiências já adquiridas no
setor, como um todo, mas também em
consultas recebidas de diversas origens.
Ela está estudando a maneira de quan
tificar e qualificar os equipamentos que
melhor atendam tanto às necessidades
do usuário quanto à disponibilidade de
desenvolvimento e produção da empre
sa, a fim de que este segmento de mer
cado seja objeto de maior atenção.
A Andrew afirmou que, em 1983,
vendeu cerca de 100 antenas TVRO.
Quanto ao futuro ela não tem resposta.
Para a NEC, tudo indica que a implan
tação do Brasilsat irá gerar novos servi
ços e novos usuários, com o mercado
crescendo tanto horizontal como verti
calmente. A Linear vê um mercado bas
tante promissor com o aumento de con
sumo de equipamentos. Porém, segundo
seu diretor, Robinson Caputto, "vamos
esperar the day after (o dia seguinte),
após o lançamento do Brasilsat, para
ter-se uma melhor visão do dimensiona
mento do mercado” .
O Norte, o Centro-Oeste e pequena
parte do Nordeste são as regiões onde se
situam, no momento, o maior número de
compradores, principalmente no que
concerne às estações com antenas de pe
queno diâmetro. As demais encomendas
são feitas pela Embratel. Todas as em
F IG . 4 — O sistem a de recepção e distribuição de T V , via satélite, independente de sua cate
presas têm boas perspectivas para a am
goria, abrange redes de televisão, pequenas com unidades, edifícios, plataform as subm arinas
e sim ples usuários. pliação do mercado e estão convencidas t
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