Page 32 - Telebrasil - Julho/Agosto 1982
P. 32

BRASIL PODERÁ ADOTAR EM 83






                                                                                            SISTEMA TV-UHF CODIFICADO











                                                                  Após 30 anos de televisão comercial  VHF,  é possível que o Brasil adote



                                                                    também o sistema codificado UHF com serviços pagos pelos usuários,



                                                                     como acontece em outros países, principalmente nos Estados  Unidos.







































































































                   Até  há  pouco  tempo estava  nos  pla­                                                                         primeira  exibição e criou  um  novo  mer­                                                                              quanto  se  fortalecem  empresas por ca­


            nos  do  Ministério  das  Comunicações                                                                                 cado.                                                                                                                   bos, em especial a Cable News NetWork,


            adotar,  no  Brasil,  possivelm ente  em                                                                                       O  sucesso  produziu  competidores e                                                                            que transmite notícias 24 horas por dia, a



            1983, o sistema de televisão por cabo, cu­                                                                             até certo  ponto a  disputa  foi  acelerada                                                                             maior parte ao vivo.


            jos serviços são pagos pelos usuários, in­                                                                             pela Comissão Federal de Comunicações


            dependente de publicidade.  Quando se                                                                                  (ICC),  que aprovou  de  modo  relativa­


            começou a falarem tevè paga no país, há                                                                                mente rápido uma  política  promovendo                                                                                                              Os sistema nos EUA


            alguns anos,  pensava-se no sistema por                                                                                a  televisão paga  em emissões  transmiti­


            caoo, o que tem  maior número de usuá­                                                                                 das  por ar.  De  todas,  a  que  parece  ser                                                                                    CA TV — É a televisão por cabo (cable


            rios no mundo, principalmente nos Esta­                                                                                mais ameaçadora  para  o sistema  por ca­                                                                                television).  Os serviços  fornecem os ca­



            dos Unidos.                                                                                                            bos é a SMATV (satellite m aster antenna                                                                                 nais  normais,  mediante  uma  taxa meiv


                    Mas,  ao  que  tudo  indica,  o governo                                                                         television),  já  disponível  em  comunida­                                                                             sal,  pagando-se adicionais para a recep­


            brasileiro  optou  pelo  sistema  de  trans­                                                                           des residenciais da Flórida até o Arizona                                                                                ção  de  canais  especiais  (filmes,  só noti­


            missão em  UHF com  sinais em  código.                                                                                  e será oferecida a grandes complexos re­                                                                                ciário,  esportes,  programação infantil,


            Este  sistema  é apenas  umas  das  várias                                                                              sidenciais, como o Coop City,  de Bronx,                                                                                etc.).  Há sistemas em que o assinante es­



            tecnologias que  permitem  transmissões                                                                                 com  15 mil moradias.                                                                                                   colhe  o  que  pretende  ver,  pagando por


            de  televisão  por  ondas  hertzianas.  O                                                                                       E nqu anto  as  em p resas  por  cabo                                                                            programa.


            operador fornece ao usuário um decodi-                                                                                  anunciam  a  possibilidade  de  inúmeros                                                                                         MDS —  O  sistema  de  distribuição


             ficador, podendo ou não destinar tempo                                                                                canais,  as que  usam  sinais aéreos têm a                                                                                m ultiponto  (m ultipoint  distribuition


             para  publicidade.  Este gcralmente  paga                                                                              seu  favor o  fato  de  poderem  entrar em                                                                               Service) opera em um único canal através


             pelo  decodificador,  além  de  uma  taxa                                                                              operação em poucos meses e com custos                                                                                    de microondas,  para assinantes com re­



             mensal pelo serviço.                                                                                                   operacionais  relativamente  baixos.  Um                                                                                 ceptores especialmente equipados.


                                                                                                                                    exem plo  é  a  Super  TV,  oferecida  em                                                                                        STV —  E  a  televisão  por assinatura


                                                                                                                                    W ashington  pela  Field  Interprise:  em                                                                                (subscription television) e que dispõe de


                            Do cabo coaxial ao satélite                                                                             menos de um ano conseguiu 40 mil assi­                                                                                    um  único  canal,  operando em VHF ou


                                                                                                                                    nantes, que pagaram 50 dólares pelo de­                                                                                   UHF com sinais codificados.



                    A televisão por cabo surgiu na década                                                                            codificador e antena especial  e pagam 20                                                                                        LPTV — Na televisão de baixa potên­


            de  50,  nos  Estados  Unidos,  como  uma                                                                                dólares mensais pela programação.                                                                                        cia  (low-power  television)  o objetivo é


            forma  de  levar  uma  boa  imagem  às  co­                                                                                      O  desenvolvimento  destas  tecnolo­                                                                             atender a  pequenas  áreas.  Opera com


            munidades  mais  distantes  das  poucas                                                                                  gias  preocupa  as  três  grandes  redes  de                                                                             um  canal  de vídeo,  podendo ser codifi­



            emissoras da época.  Apesar de diversas                                                                                  televisão norte-americanas — ABC, CBS                                                                                    cado para assinantes.


            cidades,  inclusive  Nova  Iorque,  terem                                                                                e NBC — que  já  se  preparam  para  uma                                                                                          DBS—  O satélite de transmissão dire­


            dado  concessões  para  o  sistema,  a  ex­                                                                              com petição  a  longo  prazo,  esp ecial­                                                                                 ta  (direct  broadcasting  satellite)  vai


            pansão  só  se  acelerou  a  partir  de  1975,                                                                            mente em telejornalismo, um dos pontos                                                                                   transmitir para prédios de apartamentos



            quando a Home Box Office, empresa do                                                                                      fortes  dos  novos  serviços.  Há  três  anos                                                                            no ano que vem,  ampliando a  recepção


            grupo l  ime, passou a oferecer filmes em                                                                                 os índices dos telejornais têm caído,  en­                                                                               para as casas em  1986.  (/.P.)
   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37