Page 62 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1979
P. 62
O mercado de equipamentos eletrôni 4. O Setor de Equipamentos Eletrôni co ser o dobro do japonês. Isto é expli
cos para radiodifusão está assim distri cos de Entretenimento cado, pois são vendidos no Brasil mais
buído: receptores preto e branco do que a co
Com um mercado avaliado em cerca de res, em decorrência do pequeno poder
Itens US$ Milhões 1,2 bilhões de dólares em 1979, com ta aquisitivo da faixa mais pobre da po
xas de crescimento da ordem de 12%, pulação; tal não ocorre naqueles países
Ondas Médias 50 portanto, maior que o crescimento desenvolvidos, onde o televisor preto e
Ondas Tropicais 17,8 médio nacional, é suprido quase que branco vendido é do tipo miniatura.
Freqüência Modulada 63,4 exclusivamente por indústrias localiza
Televisão
• Geradores 131,5 das no país.
• Retransmissoras
em VHF 52 De modo global, podemos avaliar a
* Retransmissoras evolução desse mercado nos USA, Eu
e repetidoras em UHF 82,3
ropa Ocidental e Japão e compará-los
ao Brasil, através da observação da fi
Total 400
gura 3. Para uma avaliação mais deta
lhada deste mercado no Brasil, o qua
Ressurgindo timidamente a cerca de
dro 12 mostra os diversos segmentos
três anos, as indústrias desse setor, em
do mercado nacional. Podemos verifi
quase totalidade de pequeno porte e de
car que 90% de seu valor dizem respei
capital nacional, já estão fabricando
to a receptores de radiodifusão, dos
transmissores de amplitude modulada
quais os mais importantes são os de te
nas faixas de ondas médias e tropical
levisores a cores com 55% de seu valor
em potências até 10 KW, transmissores
e televisores preto e branco com 24%.
em freqüência modulada em potência
até 5 KW, equipamentos para estúdio
de som, bem como equipamentos
transceptores de vídeo para enlace
transmissor — Estúdio STL.
Com pequenas restrições, quanto à
atualidade tecnológica, o atual poten
cial da indústria de radiodifusão pode
ser avaliado pelo número de fabrican
tes e pela grande quantidade de tipos
de equipamentos produzida pela obser
vação do quadro 11.
Como resultado ainda da política go
vernamental de radiodifusão, podemos
citar como ilustração os seguintes da
dos: atualmente operam no Brasil 89
emissoras de televisão. Nos 22 milhões
de domicílios existentes no país, cerca
de 11,2 milhões têm receptores de TV
perfazendo um total de 15 milhões de O crescimento do mercado de televiso
receptores, dos quais 3 milhões são a res nos USA, Japão e Europa Ociden
cores. Assistem aos programas nacio tal e Brasil pode ser visto nas figuras 4
nais cerca de 55 milhões de expectado- e 5. Chama-nos a atenção o fato do
res. mercado brasileiro de TV preto e bran-
Equipamentos de Radiodifusão Principais Fabricantes Para suprir o mercado brasileiro, fo
ram fabricados no país em 1978:
Transmissores OM, AM 1 KW Morato
Transmissores OM, AM 5 KW c 10 KW Easa, SNE, Ivape, Indelmon
Transmissores OT, AM 25 KW Easa — desenvolvendo — 880.000 auto-rádios
Transmissores OT, AM 1 KW Ivape, SNE, Elvitec — 1.200.000 fonógrafos e radio-
Transmissores OT, AM 5 KW SNE fonógrafos
Transmissores OT, AM 10 KW Ivape — 3.565.000 rádios transistorizados
Transmissores FM st éreo 300 W Lys
Transmissores FM stereo até 1 KW Ivape, Sintrônica, Ecnasa — 1.350.000 TV preto e branco
Transmissores FM, stéreo 3 KW Sintrônica, Telavo — 953.000 TV a cores
Transmissor de TV até 1 KW
Lys, Telavo
Retransmissorcs de TV até 1 KW Telavo, Lys Os resultados obtidos até julho de 1979
Console de estúdio, amplificadores SNE, Superson, Sociel indicam que esse segmento continua a
Toca-discos, gravadores de cartucho Superson, Top Master crescer, apesar da política governa
Equipamentos para estúdio de imagem e som Sony (Curitiba) mental de restrição de crédito ao con
Quadro 11 sumidor, fundamental para desenvol-