Page 59 - Telebrasil - Março/Abril 1978
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INDÚSTRIA NACIONAL
• AUTEL S/A FORNECE MONOCANAL A às linhas já existentes. Através de onda ao veiculo, comprimindo a mola espiral
TELERJ — Com a assinatura do contrato portadora, o sistema da Embracom per que nesta situação acionará rnecanica-
firmado entre a TELERN e a AUTEL S/A. mite que um novo número seja incluído mente o sistema hidráulico de freio das
— Telecomunicações de São Paulo, para em um par de cabos já instalado, com rodas. Este sistema permite diferença de
a aquisição de 220 equipamentos (110 operação simultânea e independente, segundos entre o instante de freio do veí
enlaces) monocanal que serão destina solucionando ainda diversos problemas culo e o instante de freio da carreta, po
dos a 74 novas cidades ainda não servi operacionais e de custos, gerados pela dendo-se observar que grande parte da
das por Postos de Serviço, o Estado do in su ficiê n cia de meio fis ic o e pela inércia da carreta se lança contra o vei
Rio Grande do Norte ficará totalmente necessidade de novos cabos. culo, com possibilidades'de acidentes.
interligado até março de 1979, num es Este sistema deve ser utilizado para car
forço conjugado entre TELEBRÁS, Go gas leves e obedecer rigidamente a uma
verno do Estado, TELERN e Prefeituras limitação de velocidade indicada.
das cidades beneficiadas.
• NOVAS TÉCNICAS PARA TRANS Um aspecto negativo deste sistema é
O contrato assinado tem o valor de que ele poderá ser acionado para marcha-
PORTE DE BOBINAS — O Eng° Itoby
Cr$ 16.650.528,00 referente a equipa- * Goldschmidt reporta que em viagem rea ré do veiculo, em ladeiras e terrenos aci
mentos, e o investimento total para a lizada às Feiras de Hannover na Alema dentados; para neutralizar esta ação, o
implantação será de Cr$ 4.349.472,00 de nha e de Milão na Itália, a Civitella e Cia. motorista é obrigado a deixar o volante
mão-de-obra, além de prédios e opera Ltda. pôde estudar o atual desenvolvi e acionar um pino trava conveniente
ção, que ficará a cargo das Prefeituras. mento técnico de ferramentas e equipa mente projetado para liberar o sistema
mentos para a construção de redes tele de freio da carreta.
fônicas e elétricas na Europa.
• IBCT — INDUSTRIA BRASILEIRA DE Outro sistema largamente utilizado é o
CÁPSULAS TELEFÔNICAS LTDA. — A De forma especial, a observação reali sistema pneumático, usado por fabrican
IBCT é a primeira indústria nacional fa zada sobre carretas para transporte de tes europeus para se obter segurança
bricante de cápsulas telefônicas recep bobinas (foto), nos ensina a seguir as quase absoluta, mesmo para cargas pe
toras dinâmicas, com alto padrão de qua pectos técnicos de segurança ainda sadas. Neste sistema, o freio nas rodas
lidade, tendo sido homologada pelo Mi não introduzidos no Brasil e para os quais da carreta è pneumático e o seu aciona
nistério das Comunicações através do o fabricante nacional deverá concentrar mento é também pneumático através do
certificado do DENTEL n.° 77/3549. a sua atenção. pedal de freio do motorista do veículo.
Um circuito com circulação contínua de
A IBCT foi fundada em 1975, em São Pau Consideramos o sistema de freio um dos ar passa pelo pedal de freio do veículo
lo, com o objetivo de contribuir com o mais importantes pontos de observação, e por uma válvula colocada na carreta.
Governo através da substituição de cáp principalm ente porque a maioria das Quando o motorista pisa no pedal de
sulas que até então eram importadas. carretas nacionais não o possuem. O freio, ole interrompe a circulação conti
desrespeito à limitação de velocidade nua de ar na válvula que é projetada para
Atualmente produz em média 50.000 cáp imposta pela construção e carga da car imediatamente dar vazão do ar de tam
sulas por mês e atingirá a marca de meio reta, implica geralmente em acidentes bores colocados na carreta para acionar
milhão de cápsulas produzidas, que fo de gravidade, caso a inércia da carr.eta os freios de expansão nas rodas da car
ram adquiridas pelos fabricantes de apa não seja anulada por um adequado e efi reta. Para se obter a circulação continua
relhos telefônicos e empresas do Grupo ciente sistema de freio. de ar, desde o pedal de freio até a válvu
Telebrás. la colocada na carreta, estão previstas
No sistema tradicional, o freio nas rodas conexões que podem ser observadas na
• FONE-MAT EXPANDE MERCADO — A da carreta é hidráulico e o seu aciona foto.
FONE-MAT S.A. está fabricando desde mento é mecânico através da compressão
Nov/77 as cáDSulas telefônicas recep de uma môla espiral colocada entre o Desta forma, se consegue que em milé
toras “PADRÃO NACIONAL“ e, em vias veiculo e a carreta. Quando o motorista simos de segundo a carreta s ja freada
de atingir plena capacidade de sua linha frear o veiculo rebocador, a inércia da antes do veículo, eliminando toda a inér
de produção, já firmou contratos de for carreta rebocada se lança de encontro cia que se lançaria sobre este último.
necimento com empresas como “ERICS
SON DO BRASIL, DARUMA e outras.
Sendo também tradicional fabricante de
potes de pupinização, a empresa se colo
ca no mesmo nível dos maiores fabri
cantes mundiais ao lançar no Brasil potes
e bobinas de pupinização miniaturizados.
Os novos potes FONE-MAT representam
um avanço significativo em pupinização,
principalmente pela grande redução do
volume ocupado nas caixas subterrâneas
além da melhoria de algumas caracterís
ticas elétricas.
•EMBRACOM COMEÇA ENTREGAR
“CARRIERS“ PARA A TELESP — A Em-
bracom Eletrônica S/A já entregou o pri
meiro lote de equipamentos para “car-
rier“ telefônico monocanal, destinado
à Telesp, em função de contrato firmado
com essa concessionária em agosto
passado, prevendo o fornecimento de
dois mil sistemas completos.
Os sistemas “carrier” da Embracom,
destinados à Telesp, são empregados
para ampliação de rede telefônica, com
acréscimo de novos assinantes, sem
contudo exigir a adição de novos cabos