Page 53 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1977
P. 53
Formação profissional
Um dos principais — e duradouros — resultados
de investimentos multinacionais é a transmissão
de "know-how". Principalmente para países
em processo de desenvolvimento, como o Brasil,
a oferta de novos lugares de trabalho é tão im
portante como a transmissão de conhecimentos
e experiências que, juntos, vêm em benefício
direto da economia nacional. A Siemens brasi
leira è um exemplo claro do que pode fazer uma
política empresarial sintonizada com a reali
dade do pais. Um programa contínuo de forma
ção e aperfeiçoamento profissional ê responsá
vel pela qualidade do trabalho de seus fun
cionários.
Centro da treinamento Warner Von Siemens
Especialmente na área de treinamento, tanto in
terno quanto externo, a atividade é das mais
intensas, transferindo assim o seu "know-how"
tecnológico ao país, através da publicação de
ampla literatura em forma de livros técnicos,
manuais, descrições de produtos ou de proces
sos, ou ainda através de cursos técnicos minis
trados pelos setores de treinamento e de divul
gação tecnológica ou de estágios promovidos
fábrica de telecomunicações de Curitiba, inaugurada em novembro de 1 9 7 5 pelo Presidente Ernesto
nas linhas de fabricação ou em alguma instala Geisel Area do terreno 245 mil m? Area construída. 20 rrul m2
ção específica.
Neste processo de transferência de tecnologia Os investimentos feitos nesta fábrica até março nà. a empresa foi pioneira, com a implantação
aos interessados, sejam estes profissionais já de 1977 situam se em torno de 240 milhões de de uma rede de microondas, cobrindo todo o
atuantes na área, soja de estudantes cursando cruzeiros Estado A TELEPAR dispõe hoje de um dos mais
faculdades ou escolas técnicas, esta é uma par bem equipados sistemas de telecomunicações
cela importante do trabalho realizado, contando Investimentos adicionais de mais de 40 milhões no Brasil, constando de 2.200 km de micro
de cruzeiros estão previstos até o fim do ano
se para tanto com um corpo de professores es ondas, cerca de 2.000.000 canais/km, mais
pecializados, que exercem suas atividades tanto para aprofundar o grau de nacionalização até 6.000 km de enlace para transmissão de progra
um valor superior de 90 por cento, conforme
dentro do Centro de Treinamento Warner von mas de TV e áudio.
orientação do governo brasileiro,
Siemens, em Curitiba, com 700m2 de érea.
quanto através da área de Divulgação fecnolô Sua capacidade anual de produção atinge Também em Santa Catarina a Siemens instalou
gica e de Treinamento Interno, em São Paulo, 1b0 mll terminais telefônicos para o setor priva uma rada de microondas de 1 000 km de rádio-
perfazendo uma equipo de aproximadamente do, 24 mil c anais ponta de rnulliplex telefônico c anlace com 96 000 canais/km telefônicos e cer
ca do 2 000 km de enlace para TV.
30 elementos. 6 mil canais de muttlplex telegráfico
No Rio Grande do Sul são 1.300 km de rádio
0 programa de formação © aperfeiçoamento
C om p o n en tes eletrónicos enlace com 1 250 000 km de canais telefônicos
profissional da empresa estendo se, pelos de
mais setores do atividades (energia, oletromedi- Gravata», próxima a Porto Alegro, no Rio Grande • 2 600 km de «nlaces para TV.
cma o componentes eletrônicos), mas cumpre do Sul, ê a sed© da ICOTRON empresa do grupo
ressaltar a especial atenção dada no aperfeiçoo Siemens, urna das maiores fabricantes de com
mento profissional absorvido polos técnicos, ponentes eletrônicos dn América Latina, suprin
engenheiros © pessoal da administração, através do uma grande faixa do mercado interno. Insta
de estágios na Siemens AG, com duração que lada numa área livro de 238 mil m2, dos quais
vai desde meses até mesmo anos. Além disso, a 16 mil m2 de Area construída, oferece cerca de
empresa estende aos seus cliontes o preparo 3 000 empregos dirotos. Seu espectro de produ
profissional totalizando, juntamonto com seus ção inclui componentes eletrônicos para a ele
próprios elementos, cerca de 4.500 colaborado trônica de entretenimento (rádio, televisão,
res anualmente, através de cursos, estágios e eletrodoméstico) e profissional (computadores,
seminários. equipomentos de tolecomunicações. automati
zação), além de microprocessadores, especial
Siemens mente "software". Dos planos da empresa
Um marco nas telecomunicações brasileiras consta ainda a fabricação de circuitos integra
dos e capacitores para aplicação em corrente
Num pais de proporções geográficas continen
alternada
tais como o Brasil, as telecomunicações assu
mem um papel vital no seu desenvolvimento
De sua fábrica de Curitiba saem os
»ócio-econômlco. Identificada com o país há
equipamentos que vão encurtar as
mais de 70 anos, a Siemens procurou dotar o
distâncias brasileiras
«eu parque industrial de condições capazes de
atender os programas de telecomunicações. Sua
Equipamentos para longa distância
expansão, mais recente, entretanto, planejada
a partir do II PND, exigiu a centralização de suas Com seus equipamentos multiplex a Siemens
atividades, dando-lhe novo fôlego para crescer. participa da ampliação da rede de longa distância
Escolheu Curitiba e all construiu uma unidade da EMBRATEL, tendo assinado o contrato de
fabril destinada exclusivamente ás tolecomuni- implantação, desse mesmo equipamento, para
caçóes. a Rode Protec 15, no Centro Oeste do Estado
de São Paulo,
'augurada polo Presidente Ernesto Geisei e pelo
Para a EMBRATEL, no Rio de Janeiro, a empre
^nistro das Comunicações, Euclidos Qunndt de
Oliveira, em novembro de 1975, ola sintetiza a sa instalou a Central Internacional de Telex (via
t&nfiança da empresa no desenvolvimento do satélite) e atualmente fornece Multiplex Tele
gráfico para Brasília, Porto Alegre, Belo Hori
mor Com um terreno de 245 mil m2, possui
zonte, Salvador, Manaus, Belém, Rio de Janeiro
,,rna èr0a construída de 20 mil m2, mas foi di-
^ensionada para aumentar essa área até 80 000 e outras cidades.
rn,! m*. Oferece atualmente, cerca de 1 400 Grande parte dos toloímpressores em uso no Fábrica de telecomunicações de Curitiba - fia-
empregos diretos. Brasil foram fornecidos pelo Siemens. No Para ção de bande/as.