Page 37 - Telebrasil - Maio/Junho 1977
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Do que  foi  dito  podem  ser  tiradas  al­                                                                              b)  rotas  PCM  que  puderem  atingir,  a                                                                                     c)  nas  rotas  de  mais  longa  distância,



        gumas  conclusões  quanto  à  escolha                                                                                    lonçjo  prazo,  capacidade  superiores  à                                                                                     acima  de 20Km,  a  definição  da  hierar



        do tipo  de  sistema  a  ser  adotado  nas                                                                              de 4  "containers"  de  regeneradores de                                                                                       quia  dos  sistemas  PCM  a  implantar



        rotas PCM; sejam elas  interurbanas  ou                                                                                  1?  ordem  não  devem  ser  implantadas                                                                                       deve considerar,  basicamente,  os mes­



        destinadas ao entroncamento  local  em                                                                                   em  2048Kbit/s,  mas  sim  em  hierarquia                                                                                     mos  fatores  de  decisão  acima  apon­


        áreas metropolitanas  de  grande  porte:                                                                                 superior.  Note-se,  por  exemplo,  que                                                                                       tados.  Além  deles,  entretanto,  há  que




                                                                                                                                 em  8448Kbit/s,  com  seção  de  rege­                                                                                        se  considerar  as  limitações  dos  sis­



        a) rotas  PCM  de  1?  ordem,  cujo  cres­                                                                               neração  de 4  Km, o número de  pontos                                                                                        temas  de  1?  ordem  quanto  às  seções



        cimento  a  médio  prazo  ultrapasse  a                                                                                  de regeneração numa rota  é reduzido a                                                                                        de  telealimentação  e  telessupervisão


        capacidade  de  2  a  3  "containers"  de                                                                                menos  da  metade  dos  pontos  neces­                                                                                        da  linha.



        regeneradores,  não  devem  ser  implan­                                                                                 sários  em  2048Kbit/s,  tendo-se  em



        tadas sobre cabos de  pares existentes.                                                                                  cada  ponto  1/4  do  número  de  rege­                                                                                       No  tocante  ao  tipo  de  multiplexão



         A  previsão  de  cabos  especiais  para                                                                                 neradores  utilizados  na  hierarquia  in­                                                                                   .utilizada nos sistemas de 2?  ordem,  por



         PCM  não  onerará  substancialmente  o                                                                                  ferior.  Assim,  no  total,  o  número  de                                                                                    sua maior flexibilidade, a  multiplexação



         custo  de  rotas  de  média  distância  e                                                                                regeneradores  cai  para  1/8  a  1/10  dos                                                                                  assíncrona  com  justificação  positiva


         média  canalização  (no  máximo,  5%),                                                                                   necessários  na  linha  de  1?  ordem                                                                                        vem  se  impondo  como  solução  para



         solucionando  problemas  de  ordem                                                                                       correspondente,  implicando  em  re­                                                                                         redes  multipontos  convencionais.  A



         técnica e  estratégica,  não  chegando  a                                                                                dução  dos  custos  de  operação,  prin­                                                                                     adoção  da  multiplexação  síncrona  de



         constituir  um  problema  de  ordem                                                                                      cipalmente se consideradas as maiores                                                                                        2a  ordem  parece  constituir  a  solução



          operacional  se  as  rotas  assim  implan­                                                                              facilidades  oferecidas  pelos  sistemas                                                                                     a  partir  do  advento-  de  centrais  de


          tadas não superarem,  a  longo  prazo,  a                                                                                de  2:1  ordem  no  tocante  à  telessuper-                                                                                 comutação  temporal,  utilizando  sina­



          capacidade  de  4  "containers";                                                                                         visão das linhas;                                                                                                           lização em canal comum.                                                                                    #












































                                                                                                                                  Relações  Públicas  montou  um  programa  do                                                                            Telofonos  de  ficha  foram  colocados  em  22


                                                                                                                                  emergência  que  procurava  atingir  três  ob­                                                                          pontos estratégicos, e mais de cem  mil mapas


                                                                                                                                  jetivos principais: manter o  público  informado                                                                        mostravam  a  localização  desses  telefones;


                                                                                                                                  sobre o  andamento  dos  reparos;  coordenar  a                                                                         "posters"  foram  afixados  na  entrada  de


               Informar ao público                                                                                                cobertura  dada  pelos  veículos  do  comuni­                                                                           prédios, vitrines e escritórios mostrando  onde

                                                                                                                                  cação sobre o acidente e recrutar  os esforços                                                                          estavam  os  telefones  de  emergência  e  quais


               é essencial                                                                                                        de  todos  os  funcionários  da  empresa.                                                                               os  números  de  informações  para  a  área


                                                                                                                                                                                                                                                          afetada.  Essas  informações  também  eram
                                                                                                                                   Para  tanto,  foi  instalado  um  Centro  de  Co­                                                                      veiculadas  por  emissoras  de  rádio  e  TV,
               em caso de acidente                                                                                                municação  na sede  da  empresa,  funcionando                                                                           diariamente.




                                                                                                                                  24  horas  por  dia,  onde  eram  atendidas  cen­


                                                                                                                                  tenas  de  chamadas  telefônicas  da  imprensa                                                                          Um  Centro  Especial  foi  instalado  para  os

                                                                                                                                  local, nacional e estrangeira. Ali também eram                                                                          comerciantes e profissionais liberais afetados,


                Colaboração da ACI  —  Assessorla  de  Comu­                                                                      feitos  relatórios  diários  sobre  o  andamento                                                                        que  recebia  mensagens  e  recados,  funcionan­


                nicação Integrada.                                                                                                das operações de reconstrução,  que  eram  dis­                                                                         do  todos  os  dias  em  horário  comercial  com


                                                                                                                                  tribuídos  à  imprensa,  a  órgãos  governamen­                                                                         100  telefonistas.  Um  serviço  de  mensageiros


                                                                                                                                   tais e a toda a "holding".
                                                                                                                                                                                                                                                          foi criado, composto por 200 antigos  viciados


               Na  madrugada  de  27  de  fevereiro  de  1975,                                                                     Numa  loja  alugada  foi  instalado  o  Posto  de                                                                      em  drogas,  para  fazer  chegar  as  mensagens


               iniciou-se um incêndio no prédio da New York                                                                        Comando das Operações, de onde partiam as                                                                              ao  interessados.


               Telephone  Company  em  Manhattan,  que                                                                             atividades de reconstrução, Ali, as equipes de


               paralizou 17 mil telefones e 30 mil circuitos de                                                                    TV, rádio, filmes e jornais podiam acompanhar
                                                                                                                                                                                                                                                          Público interno
               serviços  especiais,  abrangendo  8  mil  firmas                                                                    as atividades e mesmo percorrer as áreas des­


               comerciais,  seis  hospitais,  nove  conjuntos                                                                      truídas pelo fogo. Dirigentes da empresa eram
                                                                                                                                                                                                                                                          O pessoal  da  companhia foi  mantido  bem  in­
               habitacionais, 13escoías, 3 distritos policiais e                                                                   entrevistados,  dando  um  balanço  dos  danos
                                                                                                                                                                                                                                                          formado  através de uma reportagem  de 8 pá­
               8 estações  de  bombeiros.                                                                                          causados.
                                                                                                                                                                                                                                                          ginas na  revista da  empresa.  As últimas  notp


               Um  amplo  e  bem  estruturado  programa                                                                                è                                                                                                                  cias eram transmitidas em gravação  pela rede


               desenvolvido pelo  Departamento de  Relações                                                                        Atendimento ao usuário                                                                                                 telefônica interna, e sete números do  "house-


               Públicas  da  empresa  conseguiu  obter  do                                                                                                                                                                                                organ" loram  publicados em 4 semanas, tem­

               público  e da  imprensa  uma  reação  favorável                                                                     Diversas  medidas  foram  tomadas  na  área  de                                                                        po que durou o período de reconstrução.


               diante  do  ocorrido,  permitindo  que  a  com­                                                                    serviço  ao  usuário.  Na  manhã  seguinte  ao  in­


               panhia refletisse uma  imagem  de  eficiência  e                                                                   cêndio, funcionários da  NYTC percorreram as                                                                             Um  documentário  sobre  serviços  de  emer-


               respeito  ao  público.                                                                                             firmas  afetadas  para  informar,  sobre  o  aten­                                                                      çTnrie  de  17  minutos,  foi  preparado  pelo

                                                                                                                                  dimento  de  emergência.  Cada  assinante                                                                                Òepauamento  de  Relações  Públicas,  visando


                                                                                                                                  recebeu  3  cartas  durante  o  período  de  res­                                                                        à preparação do  pessoal  para  situação  como


               0 programa                                                                                                         tauração do serviço, onde a  companhia  pedia                                                                            a ocorrida. Ao final do período de emergência,


                                                                                                                                  desculpas  pelo  serviço  interrompido,  e  infor­                                                                       um folheto ilustrado foi distribuído a todos os
                                                                                  »   •                         •

               Antes  mesmo  da  instalação  de  facilidades                                                                      mava  que  as  contas  seriam  enviadas  com                                                                             funcionários,  ao  público  e  aos  líderes  da


               telefônicas de emergência e  substituição  dos                                                                     atraso e com  um  crédito  pelo tempo  que  não                                                                          comunidade,  relatando o  acidente  e  mostran­

               equipamentos destruídos, o  Departamento de                                                                        tinha  recebido  serviço.                                                                                                do  como  ficaram  as  obras  de  reconstrução.
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